domingo, 28 de outubro de 2012

Tal pai, tal filho!

Crise no mundo. Governo amplia acesso ao crédito. Inadimplência não diminui mesmo com a "baixa de juros". O país se protege como pode da crise e aposta no consumo interno, todavia, somente o consumo interno não resolve os males estruturais deste país, a curto prazo talvez seja uma medida que irá amenizar os efeitos da crise internacional, mas vale lembrar que "quem nunca comeu melado quando com se lambuza", e assim vai a "Nova Classe Média".
A Europa em recessão, com o governo brasileiro tomou algumas medidas para incentivar o consumo interno, porém, o Brasil tem uma Dívida Pública e se diminui a arrecadação daqui logo, ali haverá de aumentar. O crédito esteve tão fácil nos últimos tempos que agora surge o efeito dessa facilidade, a inadimplência, e talvez isso explique porque os juros "baixos" demoraram tanto para chegar ao consumidor final. Num país onde a educação financeira nunca foi motivo de interesse público, diga-se, que nenhum tipo de educação parece ser de interesse público, numa economia baseada no consumismo e status, e com crédito abundante não muito o que se esperar, quem sabe em 2014 apareça a "Nova Classe Endividada", afinal, para ser "Nova Classe Média" basta ter uma renda per capita familiar de R$ 291,00, num país onde o transporte público é um caos geral, onde só há incentivos ao transporte individual, onde se preocupam mais em ter um "Trem Bala" pois na Europa tem. Onde faltam escolas, hospitais, atividades culturais, saneamento básico, o básico para se viver decentemente, mas pelos menos teremos Copa das Confederações e Copa do Mundo sem contar as Olimpíadas. Não temos urbanização, mas você pode adquirir um veículo financiado.
O governo precisa melhorar a infraestrutura do país e não ficar maquiando os problemas do Estado, é preciso investir pesado em educação, afinal, a "sexta economia mundial" tem educação pior do que a do Cazaquistão, é preciso usar melhor os recursos pluviais para melhorar a logística, assim como ampliar e melhorar a sinalização da rodovias do país, pois há boas rodovias sim, contudo, todas privatizadas.
Entra governo e sai governo e ninguém melhora a "espinha dorsal" do país, vai levando à moda brasileira, e empurrando goela abaixo na população os "bolsas dependência", e assim como a "Nova Classe Média" vai se achando "rica" os governantes vão se achando "primeiro mundo" porque vão sediar eventos esportivos, enfim, os filhos são retratos da criação de seus pais, assim somos, assim, Brasileiros.

Segue em link (clicar na foto acima) uma planilha para planejar e controlar as suas finanças pessoais.