quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mais espelho, menos janela.






É chegado 2013, e as boas novas chegam velhas como sempre. Ano de novos políticos se empossarem, alguns nem tão novos assim, mas ainda sim novos. Que o ano seja de melhorias para todos e que com cada um fazendo a sua parte certamente será. Lá vêm as contas e os impostos. É tempo de reclamar dos impostos e tributos, aguardem o bombardeio no “Face”...pagamos tanto impostos, trabalhamos tanto, políticos roubam tanto, a educação falha tanto...
O país da alta carga tributária seja você pessoa física ou jurídica, o país de altas sonegações. Bem, reclamar é um ato brasileiro comum, bem aceito (se for de políticos então) e até prazeroso. Uma breve história:
O sujeito não pode ter uma TV de última geração, logo recorre aos financiamentos disponíveis no mercado e acaba entrando no carnê de uma grande rede de varejo, chega em casa com a sua nova TV de LED 3D de 50 polegadas tão orgulhoso de si como quem descobriu a cura da AIDS. Já publica no “Face”, no dia seguinte no trabalho divulga a informação para todos. Pois bem, agora precisa de um ‘Home’ para fazer jus a TV que possui na sua sala de 2 metros quadrados e então financia mais uma vez a sua compra, agora através do seu cartão de crédito e parcela em suaves prestações que cabem no bolso de qualquer um, mas peraí, uma TV e um home desses não são para qualquer um, enfim vamos lá. Agora falta um filminho para estrear toda a aparelhagem, ainda bem que no caminho de casa tem uma banca que vende os dvd’s então os adquire, 4 por 10 reais. Antes de chegar em casa passa em outra banca e compra umas camisetas de marca a 15 contos cada uma, uma pechincha. Enfim, casa, a estreia ocorreu tudo bem. Mas agora precisa de um vídeo game de última geração, afinal com uma TV dessas, e logo aproveita a promoção de uma loja e compra um que tá na moda usando o cartão emprestado de um parente e já corre numa lojinha para destravar o game e aproveita e já compra uns jogos, 10 contos cada, suave. Os dias passam... Dia do pagamento atrasa uns dias (a essa altura já fala mal o patrão de tudo e quer juros pelo atraso) e quando chega não dá para pagar todas as contas, então ele paga o cartão do parente e o carnê, no seu próprio cartão ele paga o que dá, entra no rotativo, pois todo mundo tem direito a uma balada, uns Whisky's paraguaios e cigarros que são de lei. Entra numa crescente de juros e reclama que nesse país chamado Brasil tem muitos juros, muito impostos por isso tem que comprar as coisas piratas. Um político aparece na TV LED 3D dizendo que vão subir os impostos devido ao alto índice de sonegação, informalidade e contrabando no país. Um banqueiro diz que precisa aumentar os juros porque precisa cobrir os altos índices de inadimplência no país. Um marqueteiro passa na TV LED 3D dizendo que agora você pode ter o carro dos seus sonhos, ter todas as mulheres, ser admirado e com parcelas que cabem no seu bolso. Bom, nesse jogo alguém continua a acordar às 5 da manhã para poder pagar sejam os impostos, juros, tv’s ou apenas reclamar.
Que 2013 seja um ano de mais espelho ( que se consiga parar mais em frente ao espelho e se avaliar mais) e menos janela (que se distancie mais da janela, que ali se debruce menos a apontar quem passa), que seja uma ano que venha a agregar sabedoria.