segunda-feira, 19 de março de 2012

Das leis...quem as cumpre?

"- Esses políticos só querem saber de roubar, nem pra pôr uma placa aqui e um 'farol' servem!..."
Assim se referia Píteres aos políticos, sempre com acusações e ideologias conspiratórias. Bem, ele e a sua comunidade queria placas com sinalizações de velocidade nas ruas do bairro, radares e semáforos, afinal, alí os motoristas não respeitavam os pedestres, passavam sempre acelerando ao máximo, um caos que só. Mas alguém montou uma comissão e foram à prefeitura reivindicar esses problemas.. o Píteres participava desta...tempo que passa...tempo que voa...foram atendidas as reivindicações e o bairro ganhou sinalizações.
"- Essa escola tá uma merda, professores ruins, cadeiras quebradas, banheiros quebrados, paredes sujas..."
Píteres destilava mais uma vez. Chegou ano de eleições e a escola foi totalmente reformada...
Píteres senta-se nos fundos da sala de aula como de costume, conversa com os amigos, comenta sobre as meninas, futebol, carro, moto...a professora entra na sala, mas Píteres continua a falar em voz alta, não se incomoda com a presença da professora.
Nosso caro protagonista termina o Ensino Médio, vai a procura de emprego...um tempo depois consegue o seu primeiro emprego, agora tem dinheiro para as melhores baladas, roupas, perfumes, etc...agora estável no seu emprego o garoto financia uma moto, agora no bairro ele "toca o terror"...vive pra cima e pra baixo, sempre a milhão, fazendo muito barulho nas horas vagas, brigando com todos que andam pelas ruas a pé, "-rua é pra carro e moto, po..." Três anos se passam, ele quita o financiamento da moto, e agora mais que nunca curte as melhores baladas da cidade....
Há três semanas atrás recebeu duas multas por velocidade, e na semana seguinte uma por estar com a viseira do capacete aberta. Bem, de início raiva, pois quem gosta disso. Comentou com alguns amigos e conhecidos, e os comentários deles eram sempre parecidos, todos do tipo: "-esses caras só querem ferrar com a gente, só querem saber de dinheiro."
Bem, Píteres agora já sabe onde tem radar, e continua a andar sempre acelerando pelas ruas do bairro, todavia, tapa sempre a placa da sua moto com as próprias mãos ou dos garupas que o acompanham...
Um dia a moto dele é roubada...ele vai a delegacia fazer o BO, ele está muito irritado.
"- Essa porr... dessa cidade não tem segurança, a gente se mata de trabalhar pra um FDP vir e levar embora, nesse país não funciona as leis por isso que todo mundo rouba..."
Píteres vai para casa depois de horas na delegacia, chegando na rua de casa espera o sinal do semáforo para atravessar a rua...sinal demora...ele olha para os dois lados, não vê nada, decide atravessar...lá vai o garoto pela faixa, quando do nada surge o motoqueiro a "milhão" e o atropela...o Píteres agora vai pra Caixa.

Ilustração JV Munduruca.

Nenhum comentário: