terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Agora é "televisionado", é ao vivo!

Desde o final de semana venho pensando sobre o que postar, algumas idéias já veio a mente, mas nada foi escrito. Pois bem, vamos ao exercício de cadeira!
Passei o fim de semana lembrando dos meus tempos de escola, Ensino Médio mais precisamente, não que a nostalgia tenha me sucumbido, não é pela distância dos amigos e nem das meninas. Tenho lembrado do tempo das minhas aulas de história, da professora Marly Jane, e dos assuntos com maestria ali tratados(e como sofríamos), mas tínhamos as melhores aulas de história, fato. Tenho pensado como naquela época pensava eu que as guerras eram coisas do passado, que aquilo era coisa em que só se via nos livros. Desde os medievais até a Segunda Grande Guerra, e outras. Que ditadura era coisa do passado, que o ser humano estava mais humano, que o século XXI estava caminhando para o aperfeiçoamento das relações humanas, mera ilusão! Via nos filmes de guerras uma beleza bélica, mas que não passava de arte, e que a arte tem o poder mudar o fim das histórias, de embelezar o trágico, um exemplo; o filme "O Gladiador", quando o assiste não se pensa nas atrocidades em que o governo cometia e sim num semi-deus em que ficamos rezando para que volte a arena. Enfim, como dizia meu professor Gildeci de Oliveira Leite, a literatura(arte) pode dar um novo fim, pode transformar o impossível em possível. Mas o que ocupou minha mente de fato foi os acontecimentos recentes sobre casos e mais casos de ditadura, censura, apedrejamento, politicagem e cenas que se repetem ao longo da existência humana, parece as vezes melhor não ter sentimentos, ter só razão, mas razão é coisa do homem também. Acontecimentos como o do Egito, Tunísia me fazem sentir saudades dos tempos de escola, das minhas aulas de história, de poder acreditar que coisas só aconteceram num passado distante e jamais voltariam a acontecer..mera ilusão! Só de lembrar do movimento dos "Caras-Pintadas", "Diretas-Já"...que estudei na escola e que jamais se repetiria neste país, aí você pro Planalto e quem está lá de volta?, não tardará e ele lá chegará e chegará aclamado. E como já dizia a letra da música: "Que país é esse?", mas não..."Que povo é esse?".
Depois desse fato constatado, da volta triunfal, o que me resta é para por aqui meu post e algo bom, enfim, no MSN tem algo que me faz sorrir como nos tempos da escola...ela...salve a modernidade, evoluamos mais na relações humanas, assim como temos evoluido na tecnologia!
À nação
Conversa entre amigos
Para ilusão dos nós
Muitos bestificados e bestas
Inclusive: VOCÊ.
Romaro Veloso
09/09/05

Nenhum comentário: